quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TOP 3: Filmes relacionados a fotografia


Voltando as postagens com dicas, hoje trago para vocês três filmes/documentários sobre fotografia, que eu assisti e gostei muito, e espero que vocês gostem também.

O Sal da terra


Dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho mais velho de Sebastião Salgado) e indicado ao Oscar de 2015, o documentário "O Sal da Terra" (The Salt of the Earth) conta a história do fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado de uma maneira dinâmica, facilmente estabelecendo um vínculo entre o espectador e o homem por trás de fotografias que mudaram o mundo.
O tom de informalidade do filme se evidencia logo nas primeiras cenas, nas quais vemos o rosto de Sebastião emergindo por trás da projeção de uma de suas fotos ao passo que ele tece comentários sobre a imagem conforme o foco muda do rosto do artista para a foto em questão, - plano que será vastamente explorado durante a película, uma espécie de "raiz" à tudo que se desenvolverá durante o resto do filme - criando uma forte ligação entre o autor, a obra e quem a vê. O filme apresenta uma linha do tempo não linear que vai e volta ao passado para explicar acontecimentos na vida do fotógrafo, conforme ele analisa suas fotos cara-a-cara com a plateia. 

Annie Leibovitz – a vida através das lentes


Filme dirigido por Barbara Leibovitz, conta a história de Annie Leibovitz que nasceu em 1949 e é um dos mais famosos nomes no ramo da fotografia das três últimas décadas. A fotógrafa possui um trabalho variado: retrata o glamour e a riqueza em revistas de moda e comportamento ao mesmo tempo em que capta os horrores praticados nos combates militares. O documentário traz para o cinema um acompanhamento do processo de sua criação artística, como o momento no set de filmagem de Maria Antonieta, as experiências da carreira, sua relação com a fama e a vida em família.

The Bang Bang Club


O Filme conta a história real de quatro fotógrafos que cobriram o fim do Apartheid e ilustra o sentido mais profundo do trabalho.
A história se passa no final do regime de Apartheid, na África do Sul, nos anos 1990. Nelson Mandela havia sido libertado de um longo período nas prisões da Ilha Robben e de Pollsmoor. Os guetos negros estavam em convulsão, com lutas frequentes entre partidários do Congresso Nacional Africano, de Mandela, e seus rivais do Partido da Liberdade Inkatha. Os quatro fotógrafos capturaram a violenta transição do país em direção ao regime democrático. Os fotógrafos do Bang Bang Club ilustram o que pode ser o trabalho em seu sentido mais profundo de realização, um trabalho que cria algo marcante e provoca impacto social; que é recompensador, gera intenso prazer e sentimento de realização; que provê experiências humanas recompensadoras; que estrutura o dia a dia, de forma flexível, sem transformar a rotina em repetição mecânica; que sustenta e garante a autonomia do indivíduo; que é moralmente aceitável e vai além, questionando o status quo e possibilitando novas interpretações e visões da realidade.

Aproveitando o momento gostaria de avisar que está tendo um sorteio lá no meu instagram, lá tem todas as informações, então me sigam lá @_doloresbeatriz e fiquem por dentro do que acontece e do resultado desse sorteio, beijos.

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário